sábado, 23 de maio de 2009

Seminário discute questões ambientais da Zona Leste

Sediado na Universidade São Judas Tadeu, no dia 14 de maio, o “Seminário regional da zona leste para a construção do Código Ambiental do município” discutiu uma legislação que visa preservar e melhorar o meio ambiente urbano da cidade de São Paulo.

            Além do autor do projeto de lei, o vereador Chico Macena (PT), participaram da mesa, o diretor do grupo de trabalho de meio ambiente para o desenvolvimento da zona leste, Ângelo Iervolino, o professor doutor do curso de Ciências Biológicas da Universidade São Judas Tadeu, Mário Sérgio Galvão Bueno e o diretor da Associação dos Moldadores de Plástico (AMPLAST), Ângelo Bortoloto.

O problema dos resíduos e da falta de áreas verdes na cidade recebeu maior enfoque nas falas dos membros da mesa. Após a exposição do projeto de lei, feita pelo vereador Chico Macena, O Sr. Ângelo Iervolino apresentou a importância da valorização e de políticas públicas para os catadores.

        O professor Mário Sergio Bueno, afirmou que a única maneira de transformar São Paulo em uma cidade melhor ambientalmente é estabelecendo um tripé social formado por “legislação, educação e fiscalização por parte do executivo”. Ao falar sobre as áreas verdes da cidade o professor mencionou o problema do crescimento desordenado da cidade e a falta de preocupação com o meio ambiente. “O conceito de que a rua de paralelepípedo precisava ser asfaltada para se tornar moderna, se formou sem a preocupação ambiental, ocasionando o problema da impermeabilidade do solo, sendo ela a maior responsável pelas enchentes”.

        Uma das questões levantadas por um dos alunos da universidade que participou do evento foi “qual a garantia de que o projeto que institui o Código Ambiental, não será mais uma legislação sem funcionalidade?”. Em reposta o autor do projeto disse que “a intenção dos seminários é discutir o projeto para que a sociedade compactue e faça parte da formação de dele” o vereador completou sua resposta se referindo a um de seus projetos sobre os resíduos da construção civil que se tornou lei, mas que ainda aguarda a regulamentação por parte da prefeitura.

        O seminário regional da zona leste aconteceu no auditório da reitoria da universidade São Judas, localizada na rua Taquari, 546 – Mooca. O evento deu abertura aos próximos seminários que aconteceram dia 20 no centro e 22 na Zona Norte. A discussão de encerramento acontecerá no Hotel Augusta Boulevard no dia 29 de maio os interessados deverão fazer sua inscrição que esta disponível no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário